Mentorado em Portugal

 

O Mentorado é um sistema de inter ajuda em que alunos que já estudam na universidade ajudam à integração dos estudantes recém-chegados. Este tipo de programas tem uma longa tradição em vários países europeus. Em Portugal foi implementado pela primeira vez em 1996 no Instituto Superior Técnico. Desde então, tem sido implementado num número crescente de instituições do Ensino Superior Português.

Este site tem como objectivo a partilha de experiências e fornecer materiais que facilitem e promovam a implementação deste tipo de programas em Portugal

Para facilitar a sua utilização o site é dividido em 4 sub páginas

 

Materiais que ajudam à implementação do mentorado pela 1º vez numa instituição de ensino superior.

Materias de apoio para estruturação de cursos de formação para candidatos a mentores

Relatórios de projectos realizados em Portugal

Listagem de universidades e institutos politécnicos onde estão a ser desenvolvidos projectos de mentorado e variantes de inter ajuda pelos pares.

Sintam-se livres de utilizar o material que encontram neste site. Solicitamos somente o respeito pela ética profissional e o reconhecendo do trabalho realizado, através da referência aos autores/instituições cujos materiais utilizam, adaptam ou sirvam como base do vosso projecto

Esperemos que esta informação seja útil. Se quiserem dar feedback sobre o site, partilharem experiências ou desejarem esclarecimentos adicionais, podem utilizar os seguintes endereços electrónicos:

Hanswelling (at) yahoo.com

Claudio.fernandes (at) sa.fc.ul.pt

Chamamos a atenção para o facto de todas as instituições de ensino superior serem diferentes e terem as suas particularidades. Tendo em conta o supra mencionado, é necessário adaptar o projecto à realidade institucional, de modo a potenciar o seu impacto e benefícios. Por outro lado, considerando todas as vertentes envolvidas na implementação do mentorado, é um programa que deve ver iniciada a sua preparação alguns meses antes do início do ano lectivo.

 

Um bem haja,

Hans Welling (Instituto Superior Técnico – UTL)

Cláudio Pina Fernandes (Faculdade de Ciências – U. Lisboa)