3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Segunda-feira, 03 Outubro 2016 09:30
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Realizou-se, entre 28 de setembro e 1 de outubro de 2016, na Alfândega do Porto, o 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no qual a nossa Equipa apresentou 3 trabalhos.   

 

A 1 de outubro foram apresentados dois projetos da nossa equipa, implementados no decurso do ano letivo 2015/2016:

- Programa "Ser + Pessoa e Melhor Profissional" 

- Projecto de Biblioterapia "Abrindo Portas para o Futuro através da Leitura e da Reflexão" 

 

No dia 29 de setembro, foi apresentado em formato poster o Projeto "Prevenção Primária da Violência no Namoro utilizando tecnologias interativas", de Luísa Soares (UMa e M-ITI), Pedro Campos (M-ITI), Jessica Barros e Isabel Teles (PSICAF), Filipa Oliveira e Carla Vale Lucas (SCP-UMa). 

 

Esta foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos / discussão de ideias / projetos, e mais um importante momento na afirmação do papel do psicólogo e da sua importância ímpar em diferentes valências. [Consulte aqui o site do evento] 

 

 

 

 


Resumos das Comunicações Apresentadas


 

 

Programa "Ser + Pessoa e Melhor Profissional"

(Filipa Oliveira, Carla Vale Lucas e Luísa Soares) 

 

Apostar no desenvolvimento de competências intra e interpessoais (soft skills) junto aos estudantes do ensino superior assume-se como essencial, na medida em que constituem facilitadores do percurso académico e da transição para o mercado de trabalho. Estas competências, a par da promoção do autoconhecimento e da autoconsciência, assumem revelo acrescido, em particular para os estudantes de psicologia, futuros profissionais da relação humana. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvido e implementado pelos psicólogos do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira, o programa piloto “Ser + pessoa e melhor profissional”, junto a estudantes do 3.º ano da Licenciatura de Psicologia. O programa decorreu no segundo semestre do ano letivo 2015/2016, como complemento à formação teórica de uma das unidades curriculares do curso. Foi constituído por 9 sessões, subordinadas aos temas: autoconhecimento, construção de projetos de vida, comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisão e resolução criativa de problemas. Visou instigar o autoconhecimento, a reflexão e o desenvolvimento destas competências, recorrendo a metodologias ativas e dinâmicas de grupo. A eficácia do programa foi medida com a aplicação de diferentes instrumentos / medidas de avaliação, em diferentes momentos da intervenção. “Ser + pessoa e melhor profissional”, enquanto projeto piloto, pretende ajudar a refletir e redesenhar medidas de intervenção destinadas a estudantes, nomeadamente, a estudantes de psicologia, que possam vir a promover competências chave, potenciando o seu desenvolvimento pessoal, o que poderá constituir uma vantagem competitiva na transição para o mercado de trabalho.

Palavras chave: estudantes de psicologia, programa piloto, competências intra e inter-pessoais.

 

 


 
 
 
Projecto de Biblioterapia "Abrindo Portas para o Futuro através da Leitura e da Reflexão"

(Carla Vale Lucas, Filipa Oliveira e Luísa Soares) 

 

A esperança é tida como um agente facilitador na construção de projetos de vida. Indivíduos com níveis mais elevados de esperança tendem a definir objetivos mais específicos, realistas e maioritariamente de aproximação, o que favorece o alcance dos mesmos. É, pois, fundamental promover esta componente, desde cedo, junto às crianças. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvido o projeto de biblioterapia “Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão”, destinado a crianças entre os 8 e os 10 anos. Este projeto, criado e implementado pelos psicólogos do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira, numa parceria com o Município do Funchal, no âmbito do Plano Municipal de Leitura, visou promover a esperança e auxiliar na construção de projetos de vida, instigando o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, junto a este grupo alvo. O projeto decorreu no ano letivo 2015/2016 e abarcou cerca de 245 crianças, a frequentar os 3.ºs e 4.ºs anos de escolaridade. Caraterizou-se por uma intervenção grupal, em que cada grupo de crianças foi sujeito a duas sessões de biblioterapia, espaçadas por uma semana, versando temáticas como a mudança e a construção do futuro. Para avaliar a eficácia da intervenção, no incremento dos níveis de esperança das crianças, foram aplicadas medidas de avaliação pré e pós intervenção. Abrir espaços para a construção de um futuro com mais oportunidades, auxiliando os mais jovens a assumir a autoria da construção do seu futuro foi, pois, o mote central desde projeto de biblioterapia. 

Palavras chave: biblioterapia, esperança, construção do futuro, crianças

 

 

 


 

Projeto "Prevenção Primária da Violência no Namoro utilizando tecnologias interativas"

(Luísa Soares, Pedro Campos, Jessica Barros, Isabel Teles, Filipa Oliveira & Carla Vale Lucas)

 

 

A violência no namoro está associada à ocorrência de atos abusivos entre duas pessoas numa relação de proximidade e intimidade, (em que uma ou ambas se colocam numa posição de poder e dominação sobre a outra, com o objetivo de magoar e/ou controlar). Um estudo português datado de 2008, junto a 4667 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 29 anos, reportam que 1 em cada 4 jovens já foi vítima de algum tipo de conduta pelo/a namorado/a e que 31% da amostra confessou já ter cometido algum tipo de comportamento abusivo contra o/a parceiro/a (Caridade, 2008). Este é um fenómeno sobre o qual é urgente intervir. Como podem as tecnologias interativas servir o propósito da prevenção da violência no namoro junto aos jovens? O presente projeto “Prevenção Primária da Violência no Namoro utilizando Tecnologias Interativas” tem por isso como objetivo último a co-criação, em equipa multidisciplinar de psicólogos, professores e investigadores na área da psicologia e das tecnologias, de um sistema persuasivo para recolha de pistas comportamentais nestas relações de intimidade, que possa servir para a criação última de um jogo interativo, aplicando os princípios das terapias cognitivo-comportamentais, enquanto estratégia de intervenção preventiva. O projeto efetuará uma revisão do estado da arte, a fim de entender o problema, o seu contexto e peculiaridades, sendo que tem previsto a realização de uma 1ª avaliação piloto, com uma amostra significativa, de modo a averiguar a sua eficácia enquanto ferramenta de prevenção primária da violência no namoro junto aos jovens. 

Palavras chave: violência, namoro, prevenção, jogo interativo