Entrada

Portal UMa

Portal UMa


Programa "Mexe-te" - Grupo 3

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

PROGRAMA "MEXE-TE" E5G

Formação: "De onde venho, para onde vou, como vou? Na construção de um projeto de vida!"

:: 27 de julho de 2015 :: 

 

No âmbito da colaboração do SCP-UMa com o projeto "Mexe-te" E5G, da Câmara Municipal do Funchal, realizou-se a 27 de julho de 2015, na Junta Freguesia de São Martinho, mais uma formação intitulada "De onde venho, para onde vou, como vou? Na construção de um projeto de vida!" 

Nesta formação participaram jovens que iriam passar por uma primeira experiência em contexto de trabalho.

Neste sentido, na presente sessão foi instigada a reflexão em torno da necessidade de esforço e determinação para alcançar os objetivos, definidos no seu projeto de vida, mas também as competências que são valorizadas pelos empregadores e a importância das mesmas serem desenvolvidas, não esquecendo que a "vida é como andar de bicicleta. Para mantermos o equilíbrio é necessário mantermo-nos em movimento".  

Esta sessão foi dinamizada pela psicóloga Carla Vale Lucas.  

  

Grupo 2: 

 

 

 

Pedimos que os participantes respondessem a esta pergunta: 

"De todos os acontecimentos desta sessão, qual o ajudou mais ou foi mais importante para si?"  

Eis algumas das suas respostas:

- "reflexão sobre o nosso futuro, objetivos que queremos atingir, saber quais as nossas qualidades e defeitos (autoconhecimento)"  

- "o mais importante foi a atividade de fazer o nosso percurso de vida. Assim, esta atividade, ajudou-nos a perceber os nossos altos e baixos".

- "pontos importantes para realizar um bom trabalho."

- "o que mais me ajudou foi olhar para como tem estado a minha vida, ... como é que eu tenho sigo e agido perante as dificuldades e circunstâncias".

- "o vídeo..... porque provou que devemos ser persistentes" 

(...) 

  

 

Conferência "Apoio Psicológico..."

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Conferência "Apoio Psicológico: uma prática sustentada em ciência"  

12 de julho de 2015

 

Integrado na participação da Universidade da Madeira na ExpoMadeira 2015, com a divulgação de trabalhos efetuados pelos diferentes departamentos, o Serviço de Consulta Psicológica fez-se representar pelas psicólogas Carla Vale Lucas e Filipa Oliveira, que realizaram a conferência intitulada "Apoio psicológico: uma prática sustentada em ciência".

A conferência realizou-se no dia 12 de julho de 2015, pelas 18h, no Espaço Business Lounge. Serviu o propósito de apresentar os nossos trabalhos e investigações, veiculando a importância de consubstanciar o trabalho do psicólogo e respetivas intervenções com a avaliação da eficácia das mesmas. Pode consultar aqui a apresentação. 

De igual modo, nos dias 11 e 12, o Serviço disponibilizou, no stand da Universidade, alguns materiais psicoeducativos bem com apresentou em formato poster os seus trabalhos e investigações.

 

 

Conferência "Apoio psicológico: uma prática sustentada em ciência"

 

 

 Material psicoeducativo distribuído no stand da UMa na ExpoMadeira

 

 

  

 

  

 

Programa "Mexe-te" - Grupo 1 e 2

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

PROGRAMA "MEXE-TE" E5G

Formação: "De onde venho, para onde vou, como vou? Na construção de um projeto de vida!"

:: 7 e 8 de julho de 2015 :: 

 

No âmbito da colaboração do SCP-UMa com o projeto "Mexe-te" E5G, da Câmara Municipal do Funchal, realizou-se, nos dias 7 e 8 de julho, na DTIM, a formação subordinada à construção de projetos de vida, destinada ao primeiro grupo de jovens participantes no projeto. 

Constituíram objetivos da formação: 

- Promover a reflexão do papel ativo que cada um tem na construção da sua história de vida.

- Promover um maior autoconhecimento.

- Promover a reflexão da necessidade de esforço e determinação para alcançar os objetivos.  

A primeira sessão foi dinamizada pela psicóloga Filipa Oliveira. 

Próximas sessões contemplarão objetivos idênticos, com novos grupos. 

 

Grupo1: Foto cedida pela CMF (2015) 

  

 

Prémio Maria Aurora

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÉMIO MUNICIPAL MARIA AURORA 

6 de julho de 2015 

 

A nossa equipa concorreu à 1.ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora com o Projeto "Homem ou mulher: sem barreiras na transição para o mercado de trabalho" (Oliveira, Lucas & Soares, 2015).  

Este prémio é da responsabilidade da Autarquia do Funchal, e surge no âmbito do Projeto de "Igualdade de Género", que tem por objetivo a promoção e desenvolvimento de trabalhos em prol da igualdade.

É um projeto que iremos dar seguimento no próximo ano letivo, que segue a linha que já temos vindo a intervir: auxiliar na construção de projetos de vida junto aos jovens universitários e no desenvolvimento de competências essenciais na transição para o mercado de trabalho.

Projeto "Homem ou mulher: sem barreiras na transição para o mercado de trabalho" visa intervir localmente junto de jovens universitários e globalmente, junto à sociedade, no sentido de "abanar mentalidades", mudando o mindset para que esteja facilitada a construção de um futuro com igualdade de oportunidades independente do género, construção esta feita no agora, de forma flexível, proativa e criativa.  

Esteja atento a novos desenvolvimento no próximo ano letivo 2015/2016.   

 

 

 Foto: entrega de prémios no âmbito do Prémio Municipal Maria Aurora 

 


 “Ser-se jovem no mercado de trabalho de hoje não é fácil, tal como refere a Organização Internacional do Trabalho (2013), e ser-se jovem e mulher nesta envolvente ainda mais difícil é.  (...) Face ao exposto, assume-se como fulcral o desenvolvimento de medidas e iniciativas que promovam a empregabilidade, como aliás prioriza o Programa Nacional de Reformas “Portugal 2020” (Conselho de Ministros, 2011) e a Organização Internacional do Trabalho (2013). Para além disto, importa fomentar a igualdade de género e de oportunidades, na transição para o mercado de trabalho, baseando-nos no pressuposto de que todos os seres humanos são livres para desenvolver as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem limitações estabelecidas pelos papéis de género, socialmente estereotipados. Note-se que a necessidade de se promover a igualdade de género constitui uma pré-condição para o crescimento, o emprego e a coesão social, bem como para a eliminação de todo o tipo de barreiras e obstáculos na mobilização plena das competências e capacidades de homens e mulheres. Tais iniciativas não pretendem eliminar as diferenças existentes entre homens e mulheres, mas sim reconhecê-las, valorizá-las, e potenciá-las de modo a poderem ter benefícios a diferentes níveis, para a sociedade no seu todo”. (Oliveira, Lucas & Soares, 2015) 


 

 

 

 

  

 

Workshop Comunicação Assertiva e procura de trabalho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

PARCERIA COM A FUNDAÇÃO AMI

 

Treino de Competências Pessoais:

Workshop "Comunicação assertiva e a procura de trabalho" 

  

Destinatários:  Utentes do Centro Porta Amiga do Funchal (Clube de Emprego)

 

 

 

   

Decorreu a 3 de julho de 2015 mais uma sessão grupal destinada a utentes do Centro Porta Amiga do Funchal, no âmbito do protocolo do SCP-UMa com a AMI. 

A sessão foi dinamizada pela psicóloga do SCP-UMa, Carla Vale Lucas.

Foram objetivos deste treino de competências pessoais:

- Promover o conhecimento acerca dos estilos de comunicação e o seu impacto na relação com os outros 

- Promover o treino de competências de comunicação assertiva.  

 

 


Página 15 de 42