Entrada

Portal UMa

Portal UMa


Projeto "Abrindo portas para o futuro..."balanço 2.ª fase

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Projeto "Abrindo Portas para o futuro através da Leitura e da Reflexão"

Balanço da 2.ª fase do projeto: 17 de maio de 2016

 

Esta segunda fase do projeto decorreu no Polo de Leitura da Ludoteca de Santa Catarina, entre os meses de março e maio de 2016.

Cerca de 85 crianças dos 3.º e 4.º anos do Externato Princesa Dona Amélia participaram nas sessões dinamizadas em torno da reflexão sobre o futuro e construção de um projeto de vida.

 

Contextualização:

Este é um projeto que nos encontramos a desenvolver em parceria com o Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal, que alia a biblioterapia à construção de projetos de vida, promovendo a esperança, tida como um agente facilitador da mudança.

Note-se que crianças com níveis mais elevados de esperança tendem a definir objetivos mais específicos, mais realistas e maioritariamente de aproximação, o que como a investigação tem demonstrado, tende a favorecer o alcance dos mesmos.

 

Balanço global do projeto:

Foram 10 as turmas que participaram neste projeto, no decurso deste ano letivo 2015/2016 (com uma média de 245 crianças).

 

Passos futuros: 

Inicia-se agora a 3.ª fase do projeto, que passa pela análise da efetividade da intervenção desenvolvida e dos benefícios da mesma.  

 

Pode encontrar mais informações sobre o projeto aqui.

Notícias e fotos da CMF aqui.

 

Projeto de Biblioterapia

Foto de um dos grupos participantes nas sessões de biblioterapia 

 

Ação de formação para pais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Ação de formação para Pais 

"Autoconhecimento e valorização pessoal"

26 de abril de 2016 

 

A 26 de abril de 2016, realizou-se a ação de formação intitulada "Autoconhecimento e valorização pessoal" destinada a cerca de 70 pais do Infantário Semi-Internato de Santa Clara.

A ação de formação foi ministrada pela psicóloga do SCP-UMa, Carla Vale Lucas e teve a duração de uma hora. Foram abordados tópicos como o autoconhecimento, a autoconfiança e a auto-estima, convidando-se os participantes a refletirem sobre estes mesmos elementos essenciais para o bem estar psicológico e para a promoção de um relacionamento interpessoal otimizado. 

 

 

Treino de Competências Parentais - a importância da imagem na adolescência

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

PARCERIA COM A FUNDAÇÃO AMI 

Treino de competências parentais: "A importância da imagem na entrada na adolescência"

7 de abril de 2016 

 

No âmbito do protocolo com o Centro Porta Amiga do Funchal, realizou-se a 7 de abril de 2016 o grupo de treino de competências parentais "A importância da imagem na entrada na adolescência", destinado a utentes do Centro Porta Amiga do Funchal, com filhos adolescentes.

O grupo foi dinamizado pela psicóloga Filipa Oliveira e visou refletir sobre este estádio de desenvolvimento, por forma a desmistificar alguns dos mitos associados ao mesmo e o papel essencial que os pais assumem nesta fase desenvolvimental. Foram assim abordados os ingredientes chaves para ajudar a capacitar os jovens para melhor construírem o seu futuro.  

 

 

Comunicação e liderança

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Comunicação e Liderança

31 de março de 2016

 

"Comunicação e liderança" foi o workshop dinamizado pela psicóloga Carla Vale Lucas, a 31 de março de 2016, junto a estudantes do 1.º ano do mestrado de Engenharia Informática, a convite da Professora Doutora Karolina Baras. 

 

Durante 2 horas foi instigada a reflexão acerca dos elementos chave para uma comunicação e liderança eficaz, bem como veiculou-se a importância central do autoconhecimento acerca dos estilos de comunicação e liderança.

Foram 16 os alunos que aceitaram participar nesta reflexão conjunta.

 



Considerações deixadas por alguns dos alunos, acerca de elementos importantes do workshop:

:: "Gostei imenso, acho que muitas pessoas deveriam assistir ao workshop, pois faz perceber a importância de nos metermos na pele da outra pessoa."

:: "A parte onde foi falada da influência da expressão corporal e as técnicas para melhorar este aspeto."

:: "Os vídeos serviram para apresentar, de forma geral, o que é a liderança, além de serem divertidos e com uma mensagem. Os exemplos apresentados tornaram-se bastante educativos, tal como a sua explicação. Os estilos de comunicação adotados por um líder / parceiro levou a uma pequena discussão tal como o peso da linguagem verbal e não verbal".  

 

 

Job-shadowing

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

JOB-SHADOWING - Profissional por um dia 

22 de março de 2016 

 

Recebemos no SCP-UMa, 4 alunas da Escola Básica e Secundária do Porto Moniz, no âmbito do projeto "Job Shadowing" da Escola.

Durante a manhã do dia 22 de março, as alunas tiveram a possibilidade de conhecer melhor o trabalho do psicólogo, nas suas diferentes valências, considerando a nossa experiência particular. Tiveram também a oportunidade de observar a dinamização de um treino de competências pessoais com jovens, subordinada à temática "Amores e desamores". 

 

  

 

Obrigada Ana, Filipa, Daniela e Soraia!

Esperamos que o contacto com diferentes áreas do saber vos ajude a tomar decisões no futuro, porque a construção deste começa agora e são autoras da vossa própria história! 

 

 


Página 9 de 42