Entrada

Portal UMa

Portal UMa


Workshop "O Segredo está... na mala!" - 2.ª edição

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


WORKSHOP

"O segredo está... na mala!"

* Um jogo sobre o Relacionamento Interpessoal

(2.ª edição)

Realizado a 19 de Julho de 2010


 

Destinatários: Crianças do ATL "2.ª ONDA DE VERÃO 2010", da Ludoteca Santa Catarina da Câmara Municipal do Funchal

 

Local de realização: Parque de Santa Catarina 

 

Objectivos do workshop: 

  • contribuir para o desenvolvimento de competências sociais nos mais jovens
  • promover uma melhor integração em diferentes contextos sociais.

 

No passado dia 19 de Julho de 2010, e pela segunda vez, o Serviço de Consulta Psicológica colaborou com a Ludoteca de Santa Catarina da Câmara Municipal do Funchal, num contributo para com as férias de verão dos mais pequenos - na chamada 2.ª Onda de Verão.


 
"Adorei o jogo! União, Partilha, Amizade" L. (12 anos)
"Gostei muito X 100" (T., 6 anos)
"Foi muito divertido. Aprendi muitas coisas e quero que se repita" (T.)
"São muito divertidas e o segredo está na mala foi um dos meus jogos preferido:
feito por C. Beijos. Boas férias)
 

 

 

Workshop "O Segredo está... na mala!" Relacionamento interpessoal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


WORKSHOP "O segredo está... na mala!"

* Relacionamento Interpessoal * 

Realizado a 2 de Julho de 2010


 

 

Destinatários: Crianças do ATL "1.ª ONDA DE VERÃO 2010", da Ludoteca Santa Catarina da Câmara Municipal do Funchal

 

Local de realização: Parque de Santa Catarina 

 

Objectivos do workshop: 

  • contribuir para o desenvolvimento de competências sociais nos mais jovens
  • promover uma melhor integração em diferentes contextos sociais.

  

 

O Serviço de Consulta Psicológica saiu à rua, no passado dia 2 de Julho de 2010, para colaborar com a Ludoteca de Santa Catarina da Câmara Municipal do Funchal, num contributo para com as férias de verão dos mais pequenos.

 

O workshop “O Segredo… está na Mala?!” desenrolou-se como se de um verdadeiro jogo se tratasse (equipa A vs equipa B), sendo constituído por um conjunto de actividades em que foram exercitados o respeito pelo outro, a cooperação, a partilha, o trabalho em equipa, a responsabilidade e a comunicação assertiva, concretizada na valorização de si e dos outros.

 

Os participantes tiveram de percorrer um caminho até chegar à meta, fazendo-se acompanhar de pequenas malas, que encerravam os diferentes desafios a ultrapassar (5 no seu todo) para descobrir o verdadeiro segredo que se escondia na "mala" e que viria a traduzir todo o conjunto de actividades.

 

Como síntese do presente workshop parafraseamos a expressão de uma das crianças no espaço de reflexão final dos exercícios realizados: «a palavra amizade diz tudo!» (T., 6 anos).

 

Siga de perto algumas das imagens que retratam toda a actividade desenvolvida...

 

icon Registo fotográfico do workshop

 

Workshop "Na Hora da Separação... Como ajudar os filhos?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

WORKSHOP 

Na Hora da "Separação"...

Como ajudar os filhos? 


Quando os pais pensam em se separar ou se divorciar são assombrados por muitas dúvidas, inseguranças e medos face a um futuro incerto.
"O que é que o meu filho deve ou não saber?
Como contar-lhe que os pais se vão separar?
Será que conseguirá entender o porquê da separação?
Haverá algo que eu possa fazer para ele se sinta melhor? (...) " 

DESTINATÁRIOS:  PAIS com interesse em reflectir em formas construtivas de ajudar os filhos a lidar com o divórcio / separação.  

HORÁRIO: 10 de Julho de 2010 (Sábado), das 9h30-12h30 (duração 3 horas)

LOCAL: Colégio dos Jesuítas, Rua do Castanheiro, Funchal, sala 14

INSCRIÇÕES limitadas ao número de vagas existente.

CUSTO:

* 8 euros - população geral da RAM

* 5 euros - comunidade académica da UMa (alunos e funcionários da UMa) 

[Valor a ser pago em numerário no SCP-UMa até o dia do workshop (inclusive). No dia do workshop, secretariado aberto das 9h às 9h20.]

 

As inscrições poderão ser efectuadas através do endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , com os seguintes dados: nome, idade, profissão e local de trabalho, morada, contactos (telefone e endereço electrónico) e número de contribuinte.  

 

OBJECTIVOS  

  • Consciencializar para a importância da compreensão do mundo emocional e das reacções da criança durante o processo de separação / divórcio
  • Sensibilizar para uma co-parentalidade positiva.

 

Consulte ainda o folheto de divulgação, para saber mais acerca dos objectivos e do que pode "levar para casa" com este workshop

 iconFolheto Workshop "Na hora da Separação" - 10 de Junho

 


Consulte aqui a informação complementar do workshop:  

icon Informação Complementar Workshop Na hora da Separação

e a notícia do Diário de notícias do dia 10/07/10 acerca do tema em:

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/218044-um-em-cada-dois-casais-separa-se


 

Congresso Nacional "Apoio Psicológico no Ensino Superior"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


CONGRESSO NACIONAL

"Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas"

20 e 21 de Maio - Aveiro


O Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira (SCP-UMa) participou no I Congresso Nacional da RESAPES-AP "Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas", que decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, em Aveiro. Apresentou 3 estudos realizados no contexto universitário da UMa.

 

Objectivo das investigações:

  • Incrementar o conhecimento desta população alvo
  • Apurar, com base nas necessidades verificadas/apontadas, novas formas de intervir que se adeqúem ao propósito do ensino superior e à necessidade de se promover o bem-estar psicológico dos estudantes, condição essencial aos processos de aprendizagem e sucesso académico.

 

Síntese dos estudos:

  • Estudo "Crenças, Porquês e Ses relativos à procura de ajuda psicológica - caracterização preliminar numa amostra de alunos universitários"

Considerando a tenra existência de um serviço com este cariz, apela, particularmente, para a análise da receptividade e das crenças face à procura de ajuda psicológica, bem como as áreas tidas como prementes ao nível de intervenção.

De modo geral, 91% dos participantes considerou a existência de um serviço deste tipo como uma mais-valia. No entanto, prevalecem ainda consideráveis crenças negativas relativas à pessoa que recorre deste tipo de ajuda e à pessoa que fornece esta ajuda, que, como tal, carecem de atenção especial e tornam urgente envidar esforços para reduzir o impacto do estigma social que se encontra ainda enraizado.

icon Consulte aqui os dados preliminares do estudo "Crenças, porquês e Ses relativo ao apoio psicologico"

 

  • "Bem-estar psicológico e padrões de utilização da internet em estudantes do ensino superior" e "Solidão e padrões de utilização da internet em estudantes universitários" 

Estes dois estudos têm como mote a análise dos comportamentos dos estudantes face à internet, considerando o papel fulcral que esta desempenha na nossa sociedade e no nosso quotidiano. Paralelamente analisam possíveis relações existentes entre estes comportamentos e os níveis de bem-estar psicológico e de solidão sentidos pelos estudantes da UMa.

Consulte aqui as apresentações dos estudos:

icon Estudo Bem-estar psicológico e padrões de utilização internet

icon Estudo Solidão e Padrões de utilização da internet

 

Referências dos artigos publicados:

Lucas, C. V., Oliveira, F. & Soares, L. (2010). Crenças, porquês e ses relativos à procura de ajuda psicológica: caracterização preliminar numa amostra de alunos universitários, in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010, pp. 480-486. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso

Oliveira, F., Lucas, C. V. & Soares, L. (2010) Bem-estar psicológico e padrões de utilização da internet em estudantes do ensino superior , in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010,  pp, 551 ? 557. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso

Oliveira, F., Lucas, C. V., & Soares, L. (2010). Solidão e padrões de utilização da internet em estudantes universitários, in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010, pp, 558-563. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso

 

 

 

Workshop Como tornar a ansiedade nossa aliada na agitação do dia-a-dia? (2.ª edição)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Workshop

"Como tornar a ansiedade nossa aliada na agitação do dia-a-dia?"

(2.ª edição)

  29 de Maio de 2010 (Sábado)


Todos nós, em algum momento, já nos sentimos ansiosos perante determinadas situações que de algum modo nos parecem ameaçadoras ou difíceis de gerir: situações de avaliação (exames, relatórios...), primeiros encontros, entrevistas de trabalho, reuniões, confrontos com colegas, pais, professores e/ou chefes, entre outras...


DESTINATÁRIOS: POPULAÇÃO que deseje desenvolver / aperfeiçoar as suas estratégias de gestão de ansiedade no contexto do dia-a-dia.

HORÁRIO: 29 de Maio de 2010 (Sábado), das 9h30-12h30

LOCAL: Colégio dos Jesuítas, junto ao SCP-UMa.
 

CUSTO:

  • 8 euros para população geral da RAM

  • 5 euros para população estudantil da UMa

INSCRIÇÕES limitadas ao número de vagas existente.

Poderão ser efectuadas pessoalmente, por contacto telefónico ou enviando um mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ,  com os seguintes dados: nome, idade, profissão e local de trabalho, morada e código postal, contacto telefónico, email e número de contribuinte.

 

SAIBA MAIS sobre os objectivos e o programa do respectivo workshop ao consultar o seu folheto de divulgação:

icon Folheto Workshop

 


Página 40 de 42