Entrada Notícias Congresso Nacional "Apoio Psicológico no Ensino Superior"

Congresso Nacional "Apoio Psicológico no Ensino Superior"

Congresso Nacional "Apoio Psicológico no Ensino Superior"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


CONGRESSO NACIONAL

"Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas"

20 e 21 de Maio - Aveiro


O Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira (SCP-UMa) participou no I Congresso Nacional da RESAPES-AP "Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas", que decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, em Aveiro. Apresentou 3 estudos realizados no contexto universitário da UMa.

 

Objectivo das investigações:

  • Incrementar o conhecimento desta população alvo
  • Apurar, com base nas necessidades verificadas/apontadas, novas formas de intervir que se adeqúem ao propósito do ensino superior e à necessidade de se promover o bem-estar psicológico dos estudantes, condição essencial aos processos de aprendizagem e sucesso académico.

 

Síntese dos estudos:

  • Estudo "Crenças, Porquês e Ses relativos à procura de ajuda psicológica - caracterização preliminar numa amostra de alunos universitários"

Considerando a tenra existência de um serviço com este cariz, apela, particularmente, para a análise da receptividade e das crenças face à procura de ajuda psicológica, bem como as áreas tidas como prementes ao nível de intervenção.

De modo geral, 91% dos participantes considerou a existência de um serviço deste tipo como uma mais-valia. No entanto, prevalecem ainda consideráveis crenças negativas relativas à pessoa que recorre deste tipo de ajuda e à pessoa que fornece esta ajuda, que, como tal, carecem de atenção especial e tornam urgente envidar esforços para reduzir o impacto do estigma social que se encontra ainda enraizado.

icon Consulte aqui os dados preliminares do estudo "Crenças, porquês e Ses relativo ao apoio psicologico"

 

  • "Bem-estar psicológico e padrões de utilização da internet em estudantes do ensino superior" e "Solidão e padrões de utilização da internet em estudantes universitários" 

Estes dois estudos têm como mote a análise dos comportamentos dos estudantes face à internet, considerando o papel fulcral que esta desempenha na nossa sociedade e no nosso quotidiano. Paralelamente analisam possíveis relações existentes entre estes comportamentos e os níveis de bem-estar psicológico e de solidão sentidos pelos estudantes da UMa.

Consulte aqui as apresentações dos estudos:

icon Estudo Bem-estar psicológico e padrões de utilização internet

icon Estudo Solidão e Padrões de utilização da internet

 

Referências dos artigos publicados:

Lucas, C. V., Oliveira, F. & Soares, L. (2010). Crenças, porquês e ses relativos à procura de ajuda psicológica: caracterização preliminar numa amostra de alunos universitários, in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010, pp. 480-486. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso

Oliveira, F., Lucas, C. V. & Soares, L. (2010) Bem-estar psicológico e padrões de utilização da internet em estudantes do ensino superior , in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010,  pp, 551 ? 557. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso

Oliveira, F., Lucas, C. V., & Soares, L. (2010). Solidão e padrões de utilização da internet em estudantes universitários, in Livro de actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010, pp, 558-563. ISBN: 978--972--789--311--9. http://www.wix.com/resapes/congresso