Entrada INVESTIGAÇÃO no Ensino Superior

Investigação no Ensino Superior

Investigação no Ensino Superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Investigação no âmbito do Ensino Superior 

 

Avaliar para melhor intervir assume-se como essencial para uma prática sustentada, que dê resposta às reais necessidades do Estudante do Ensino Superior e às necessidades vigentes do contexto académico e da envolvente atual. Em seguida, pode consultar as investigações desenvolvidas, artigos publicados e reflexões apresentadas em congressos que consubstanciam a nossa intervenção. 

  

 

Medidas de Intervenção no Ensino Superior
  
  • Coelho, C., Faria, C., Soares, L., Baras, K., Barros, R., Pinto, N. Oliveira, F., Lucas, C. (2014). O Uso da tecnologia na promoção das soft skills no ensino superior, in Atas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9-13 de setembro de 2014.
  • Coelho, C., Faria, C., Oliveira, F., Soares, L., Lucas, C. V. (2014). Pilot Project for peer tutoring: a case study in a portuguese university. Journal of Applied Research in Higher Education, 7, 2. Disponível aqui 
  • Lucas, C. V., Oliveira, F., Faria, C., Coelho, C., & Soares, L. (2014). (Re)pensar formas de promover o bem estar psicológico alicerçadas na psicologia positiva, in Livro de Atas do III Congresso da RESAPES - Novas Fronteiras para a intervenção psicológica no Ensino Superior.Universidade de Lisboa, 29-30 de maio. [Disponível aqui]
  • Faria, C., Coelho, C., Oliveira, F., Lucas, C.V., Soares, L. (2014). Entre PARES: Um programa de tutoria na Universidade da Madeira, in Livro de Atas do III Congresso RESAPES - Novas Fronteiras para a intervenção psicológica no Ensino Superior. Universidade de Lisboa, 29-30 de maio. [Disponível aqui]
 

 

Avaliar para melhor intervir no Ensino Superior 

  • Sousa, V., Soares, L., Coelho, C., Faria, C. & Marques, N. (2015). Stories about transition to higher education: Empirical narrative organization of freshman-year students from south EuropeJournal of Poetry Therapy, DOI: 10.1080/08893675.2015.1083250
  • Soares, L., Lucas, C., Oliveira, F., Roque, L. & Cadima, J. (2012). Psychological Symptomatology and loneliness in a College Students Samples: What new trends can be developed to better help these students? Revista de Psicologia da IMED, 4(2), 692-704.  [Disponível aqui]
  • Lucas, C. V.; Oliveira, F.; Soares, L. & Faria, C. (2012). Vivências Académicas dos Estudantes da Universidade da madeira e Crenças em Relação ao Apoio Psicológico, in Atas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação / Evalutation Psicologica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Sociedade Portuguesa de Psicologia, Lisboa, 25-27 de julho de 2012, pp. 567-577. ISBN: 978-989-20-2702-9. [Disponível aqui]
  • Soares, L., Oliveira, F., Lucas, C., Roque, L. & Cadima, J. (2010). Loneliness levels influence the use of the new technologies in 1st year College Students? in Livro de resumos do 39GUIDE International Workshop, Rome, Italy, 2010, pp. 1-17.
  • Lucas, C. V., Oliveira, F. & Soares, L. (2010). "Crenças", "Porquês" e "Ses" relativos à procura de ajuda psicológica: caracterização preliminar numa amostra de alunos universitáriosin Livro de atas do I Congresso nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas - RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de Maio de 2010, pp. 480-486, ISBN: 978-972-789-311-9. [Disponível aqui]
  • Alves, P., Sales, C.M.D, Galinha, I., Lucas, C., Moita, G., Neves, T., Nunes, O., Oliveira, F. & Soares, L. (2011). Mental Health in the university context: Psychological well-being amid Portuguese students – Project Presentation. Poster session presented at the I International Summer School for Psychotherapy and Couseling. In C. M. D. Alves, G. Moita & J. Frommer (Eds.). Proc. Of the I International Summer school for Psychotherapy and Couseling Research (pp. 61-63). Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa. 
  • Oliveira, F., Lucas, C.V. & Soares, L. (2010). Bem estar psicológico e padrões de utilização de internet em estudantes do Ensino Superior, in Livro de Actas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio de 2010, pp.551-557. ISBN: 978-972-789-311-9.  [Disponível aqui]
  • Oliveira, F., Lucas, C.V. & Soares, L. (2010). Solidão e padrões de utilização da Internet em estudantes universitários, in Livro de Atas do I Congresso Nacional de Apoio Psicológico no Ensino Superio: Modelos e Práticas. RESAPES, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio de 2010, pp.558-563. ISBN: 978-972-789-311-9. [Disponível aqui]
 
 
 
 Reflexões acerca do Ensino Superior e da existência de Serviços de Apoio Psicológico
 
  • Oliveira, F., Soares, L. & Lucas, C. V. (2016). Life and career behaviour: Some considerations about the need to assist college students to change their mind set and behaviours toward life constructions. RUMOS - Revista Científica da Universidade do Mindelo, 3(1), 109-122. [disponível aqui]
  • Soares, L. & Faria, C. (2015). South Europe Higher Education: Portugal and its Peripherical Regions. In P. Blessinger and J. Anchan (Eds). Democratizing Higher Education: International Comparative Perspectives (61-73). New York: Routledge, ISBN: 978-1-138-02095-5 [disponível aqui]. 
  • Soares, L. & Pacheco, D. (2014). Co-work between University Teachers from Different Fields: Is it Possible to Build a Common Language? International Journal of Advance Corporate Learning, 7, 3 (5-7). ISSN: 1867-5565 Disponível aqui 
  • Soares, L., Lucas, C. V., & Oliveira, F. (2012). Construção de uma ponte com a comunidade exterior à universidade: prós e contras da abertura de um serviço de consulta psicológica ao exterior - A experiência do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira, pp. 237-244, no livro de Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, 10 e 11 de maio, Porto, ISBN: 978-989-97851-0-6.
  • Lucas, V. L., Oliveira, F. & Soares, L. (2012). Um ponto de partida… um ponto de chegada: conhecer para melhor intervir na Residência Universitária, pp. 328-366, no livro de Atas do II Congresso Nacional do RESAPES-AP, 10 e 11 de maio, Porto. ISBN: 978-989-97851-0-6. [Disponível aqui]