Investigação na Prática ClÃnica
Preocupamo-nos com a existência de uma prática sustentada por investigação.Â
Neste sentido, colaboramos com estudos nacionais que têm por objetivo melhor avaliar o impacto da intervenção na promoção do bem estar dos nossos clientes.Â
A par destas colaborações, temos vindo a apostar na elaboração de Estudos de Caso, partilhados em comunidades mais alargadas, como forma de contribuir para a reflexão e o delineamento de estratégias de intervenção que se ajustem a uma panóplia de casos.
Adicionalmente, desenvolvemos outros estudos subordinados a elementos fundamentais do processo terapêutico, nomeadamente a importância dos objetivos terapêuticos, a motivação para a terapia, entre outros.Â
Colaborações em Estudos Nacionais
Sistema individualizado de Avaliação do Progresso do Cliente **
Em 2011, e durante alguns anos, foi implementado no Serviço este sistema de avaliação, com o objetivo de avaliar e monitorizar o progresso do cliente em terapia, a partir de dados recolhidos em cada sessão terapêutica, e que são posteriormente introduzidos numa plataforma electrónica criada para o efeito. Constitui, por isso, uma mais valia para a intervenção clÃnica, beneficiando tanto terapeuta como cliente.
Este sistema de avaliação foi criado e está a ser desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).Â
Saiba mais sobre este sistema de avaliação:ÂCélia Sales, Paula Alves, Chris Evans, Robert Elliott & on Behalf of Ipha Group (2014). The individualised Patient-Progress System: A decade of International collaborative networking.Counseling and Psychotherapy research: linking research with practice, 14:3, 181-191. [disponÃvel aqui]ÂArtigo subordinado ao Sistema Individualizado de Avaliação do Progresso do Cliente que contou com a colaboração das psicólogas do SCP-UMa, LuÃsa Soares, Carla Vale Lucas e Filipa Oliveira, entre outros técnicos de diferentes Universidades do PaÃs e outros (IPHA Group). Â
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BINOCULAR: Visões do Processo em PsicoterapiaÂ
Em 2014, no projeto de investigação "Binocular: visões do processo em psicoterapia".Â
Este estudo foi desenvolvido pelo investigador João Barreto, bolseiro de doutoramento pela Fundação da Ciência e a Tecnologia e decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto / Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Teve como propósito investigar as perceções do terapeuta e do cliente acerca do processo terapêutico. Â
Saiba mais sobre o estudo no site oficialÂ
Outros estudosÂ
Pode consultar mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Psicologia, consultando a Comunicação "Apoio psicológico: uma prática sustentada em ciência", disponÃvel aqui. Â
Estudos de Caso
- Lucas, C. V., Soares, L. & Oliveira, F (2021). Asperger syndrome and adolescent girl: understanding the rhythm of emotions towards the struggle with social relationships - cognitive-behavioral and narrative therapy. In. N. Papaneophytou & Das, U. (Eds.), Emerging Programs for Autism Spectrum Disorder: Improving Communication, Behavior, and Family Dynamics (pp. 411-423). [disponÃvel aqui]
- Lucas, C. V., Oliveira, F. & Soares, L. (2018). Reports of an addiction: Therapeutic intervention of a young adult dealing with cannabis dependence. Adolescent Psychiatry, 8,1. Doi: 10.2174/2210676608666180208155007
- Lucas, C. V. & Soares, L. (2016). "I have a wish: not have tics and stop worrying" The impact of tics disorder in the development of a child. Iberian Journal of Clinical and Forensic Neuroscience, III, IV, 9-10, 1061-1079, ISSN: 2182-0290. [disponÃvel aqui]
- Oliveira, F. & Soares, L. (2015). He looks now "bigger" than before: regulating emotions - emotion-focused cognitive-behavioral approach. Iberian Journal of Clinical and Forensic Neuroscience, III, 7-8, 882-905, ISSN: 2182-0290. [disponÃvel aqui]
- Oliveira, F. & Soares, L. (2014). Changing the clinical narratives patients live by a cognitive behavioral approach of a clinical case of paruresis. Journal of Poetry Therapy: The interdisciplinary Journal of Practice, Theory, Research and Education, 27, 3, DOI: 10.1080/08893675.2014.949514  [DisponÃvel aqui]
- Lucas, C. V. & Soares, L. (2014). Being a teen and learning how to surf anxiety: Integrating narrative methods with cognitive behavioral therapy. Journal of Poetry Therapy: The interdisciplinary Journal of Practice, Theory, Research and Education, 27, 2, 69-82, DOI: 10.1080/08893675.2014.895489Â [DisponÃvel aqui]
- Coelho, C. & Soares, L. (2013). Narrative Cognitive Therapy and insecure / ambivalent attachment pattern: a clinical case of epilepsy. Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, 1(2), 208-222. [DisponÃvel aqui]
Investigação - Processo terapêutico
- Soares, L., Lemos, M.S., Oliveira, F., Lucas, C.V. & Roque, L. (2013). Reflections about the perception of therapeutic environment in clients and therapists: the importance of the 5th session. International Journal of Psychotherapy, 17, 3.
- Soares, L., Lemos, M. S., Oliveira, F., Fernandez, M. & Faria, C. (2013). Goal agreement between client - therapist dyads. Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, year 0,1 (3), 311-328. ISSN: 2182-0290.
- Soares, L., Oliveira, F., Lemos, M.S., Lucas, C.V., Botella, L. & Corbella, S. (2012). Motivation for therapy: an important ingredient to change? Revista de Psicologia da IMED, 4(1), 460-468.
- Soares, L., Lemos, M.S., Oliveira, F., Lucas, C.V. & Roque, L. (2010). Therapeutic environment: reflections of dyads of clients and therapists, in Book of Abstracts 12th International Conference on Motivation New Directions in Mind. M. S. Lemos, T. Gonçalves, L., VerÃssimo, H., Meneses (Eds.) University of Porto 2-4th September, p.73, Edição LivPsic. ISBN 978-989-8148-48-3Â
- Oliveira, F., & Soares, L. (2010). Reflexões sobre estratégias de intervenção em situações de perda/morte. Será possÃvel preparar as pessoas para lidar com a morte? In Livro de Abstracts do 16º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional – Universidade da Madeira, Funchal, Colégio dos JesuÃtas, 8 a 10 julho, pp. 3154-3170Â