Â
Projeto de Biblioterapia
"Abrindo portas para o FUTURO
através da Leitura e Reflexão"
   Â
Fotos de Sónia Dória do Departamento de Educação e Qualidade de Vida da CMF (novembro, 2015)
Responsáveis pelo Projeto:  Equipa do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira (SCP-UMa) / Dinamização das sessões: psicóloga Carla Vale LucasÂ
Parceria: Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal e integrado no âmbito da atuação dos Polos de Leitura da Autarquia e do Plano Municipal de LeituraÂ
Destinatários:  Alunos de 3.º e 4.º anos que frequentam os Polos de Leitura do Bairro da Nazaré e Ludoteca de Santa Catarina.
Duração do Projeto:  Projeto em curso ao longo do ano letivo 2015/2016
NotÃcias sobre o projeto:
NotÃcia da Autarquia:Â [Consulte aqui notÃcia]
Balanços do projeto: [Consulte aqui o balanço da primeira fase do projeto] [Consulte aqui o balanço da segunda fase do projeto]Â
Contextualização do projeto
"Abrindo Portas para o Futuro através da Leitura e reflexão": Â
O projeto segue uma das linhas de intervenção do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira que visa ajudar na construção de projetos de vida em diferentes faixas etárias, instigando o desenvolvimento de um pensamento crÃtico e reflexivo junto aos mais jovens, de modo a poderem assumir um papel mais ativo e interventivo na comunidade em que se encontram inseridos.
Adicionalmente, o presente projeto concretiza uma outra linha de intervenção do serviço - a biblioterapia, posta agora em prol da construção de projetos de vida. A biblioterapia é a terapia do diálogo mediada pelo livro, sendo uma ferramenta extremamente útil na promoção do desenvolvimento cognitivo, metacognitivo, interpessoal e intra-pessoal das crianças [saiba mais].
O Projeto assenta adicionalmente no facto de que vivemos numa envolvente incerta, sendo fundamental e urgente ajudar as crianças a desenvolver ferramentas que possam constituir futuramente uma vantagem competitiva no prosseguimento dos seus estudos e na transição para a vida ativa. Â
Assim sendo, um dos elementos que importa promover junto à s crianças é a esperança, na medida em que é tida como um agente facilitador de mudança. Note-se que indivÃduos com elevada esperança tendem a definir objetivos mais especÃficos, mais realistas e maioritariamente de aproximação, o que como a investigação tem demonstrado, tende a favorecer o alcance dos mesmos.
Segundo Snyder, Lopez, Shorey, Rand, & Feldman (2003), a esperança das crianças consiste num processo cognitivo que envolve a crença nas suas capacidades para originar caminhos viáveis para os objetivos e a crença de que conseguem iniciar e suster o movimento em direção a esses mesmos objetivos. De igual modo, de acordo com Snyder, Cheavens & Sympson (1997), a esperança está aberta a desenvolvimento, sendo que tal decorre desde cedo na infância.
Neste sentido, e com estes pressupostos, o presente projeto "Abrindo portas para o futuro através da leitura e reflexão" visa promover a construção de projetos de vida nas crianças e a componente da esperança, instigando a reflexão, usando como ferramenta base a biblioterapia.Â
Objetivos do projeto: Â
Constituem objetivos do projeto intervir junto a jovens em idade escolar, entre os 8 e os 10 anos, promovendo a construção de projetos de vida; promover a esperança, a proatividade e o desenvolvimento de um pensamento crÃtico e reflexivo, bem como avaliar se a implementação de sessões de biblioterapia, versando a temática da construção do futuro, contribui significativamente para um incremento dos nÃveis de esperança das crianças e na forma como percepcionam o futuro. Â
Operacionalização: Â
Consiste na implementação de duas sessões de biblioterapia junto ao mesmo grupo, versando temáticas como a mudança e a construção do futuro, e espaçadas por uma semana. Cada sessão tem a duração de 90 minutos. É aplicado um pré e um pós teste, com a duração máxima de 15 minutos.
Mensagem Final:  O Projeto "Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão" assume que, passo a passo, é possÃvel se abrir espaços para que a mudança aconteça, ajudando as crianças a desenvolver a sua capacidade de reflexão, de superação dos desafios que a vida coloca e assim a encontrar formas alterativas e criativas de resolver situações problemas.Â
Os livros e a reflexão sobre os mesmos podem ser, pois, ferramentas essenciais no sentido de instigar mentes mais inquietas, capazes de ir mais além nesta construção - a construção do nosso futuro, do qual todos somos autores.Â
Sessões realizadas no âmbito do projeto: Â
1.ª fase do projeto: Pólo de Leitura da Nazaré
Grupo 1:Â 5 e 11 de novembro
Grupo 2:Â 17 e 23 de novembro Â
Grupo 3: 3 e 10 de dezembro Â
 - Alunos de 3.º ano da Escola Básica da Nazaré  -Â
Grupo 4: 27 de janeiro e 2 de fevereiro
Grupo 5: 4 e 11 de fevereiroÂ
Grupo 6:  8 de fevereiro e 3 de março Â
  - Alunos de 4.º ano da Escola Básica da Nazaré  -Â
 Balanço da 1.ª fase do projeto [aqui]
2.ª fase do projeto: Pólo de Leitura da Ludoteca de Santa Catarina
Grupo 1: 8 e 15 de março
Grupo 2:Â 5 e 12 de abrilÂ
 - Alunos de 3.º ano do Externato Princesa Dona Maria Amélia -
Grupo 1:Â 19 e 26 de abril
Grupo 2:Â 3 e 10 de maioÂ
 - Alunos de 4.º ano do Externato Princesa Dona Maria Amélia -
Balanço da 2.ª fase do projeto [aqui]
Â
Â