Entrada

Investigação e colaboração em estudos

Investigação e colaboração em estudos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Investigação e Colaboração em Estudos 

 

Preocupamo-nos com a existência de uma prática sustentada por investigação. Neste sentido, colaboramos com estudos que vão no sentido de melhor avaliar o impacto da nossa intervenção na promoção do bem estar dos nossos clientes. 

Destacam-se, em seguida, alguns desses estudos:  

 

:: Sistema individualizado de Avaliação do Progresso do Cliente ** ::

Desde 2011, temos implementado este sistema de avaliação, com o objetivo de avaliar e monitorizar o progresso do cliente em terapia, a partir de dados recolhidos em cada sessão terapêutica, e que são posteriormente introduzidos numa plataforma electrónica criada para o efeito. Constitui, por isso, uma mais valia para a intervenção clínica, beneficiando tanto terapeuta como cliente.

Este sistema de avaliação foi criado e está a ser desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa). 

 

Saiba mais sobre este estudo:
 
Célia Sales, Paula Alves, Chris Evans, Robert Elliott & on Behalf of Ipha Group (2014). The individualised Patient-Progress System: A decade of International collaborative networking.Counseling and Psychotherapy research: linking research with practice, 14:3, 181-191. [disponível aqui]
 
 
Artigo subordinado ao Sistema Individualizado de Avaliação do Progresso do Cliente que contou com a colaboração das psicólogas do SCP-UMa, Luísa Soares, Carla Vale Lucas e Filipa Oliveira, entre outros técnicos de diferentes Universidades do País e outros (IPHA Group).  

 
 
 
 
 

:: BINOCULAR: Visões do Processo em Psicoterapia ::

Desde outubro de 2014, estamos a colaborar neste projeto de investigação "Binocular: visões do processo em psicoterapia". 

Este estudo está a ser desenvolvido pelo investigador João Barreto, bolseiro de doutoramento pela Fundação da Ciência e a Tecnologia e decorre na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto / Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem como propósito investigar as percepções do terapeuta e do cliente acerca do processo terapêutico.  

 

Saiba mais sobre o estudo no site oficial 

 

 

Outros estudos / trabalhos em curso

Pode consultar mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo SCP-UMa, consultando a Comunicação "Apoio psicológico: uma prática sustentada em ciência", disponível aqui.